Investigadores querem reduzir risco dos bombeiros no combate a incêndios

Investigadores universitários de Vila Real vão monitorizar os bombeiros em situações reais de incêndios, no âmbito de um projecto desenvolvido com a corporação de Tarouca que visa a adopção de comportamentos mais seguros e uma melhor eficácia no combate.

O projecto “Pela Vida de quem dá a Vida” junta investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tarouca e arrancou em 2015.

O objectivo é, segundo disse hoje à agência Lusa o investigador Rui Marcelino, ajudar os operacionais a adoptaram comportamentos mais seguros e uma melhor eficácia no combate aos incêndios.

O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) da UTAD está a monitorizar o estado de saúde, aptidão física e rendimento táctico de bombeiros.