Investigador da Universidad Politécnica de Madrid colabora com o CIDESD

Os investigadores do CIDESD receberam César Mendez, investigador e docente da Universidad Politécnica de Madrid, na Universidade da Beira Interior (UBI), onde desenvolveram trabalhos conjuntos no âmbito da análise de jogo no futsal. Durante a última semana, o investigador espanhol teve a oportunidade de colaborar com o investigador Bruno Travassos num projecto de investigação que junta outros investigadores do CIDESD e da Universidad Politécnica de Madrid.

«O projecto tem como objectivo analisar os dados estatísticos de diferentes campeonatos europeus de futsal e do último Campeonato da Europa de Futsal, avaliando quais as variáveis que discriminam as melhores e as piores equipas, equipas que ganham e equipas que perdem e qual a influência de algumas variáveis contextuais na performance das equipas e na utilização do 5×4+GR», explica Bruno Travassos.

César Mendez destacou que esta colaboração é «fundamental para potenciar a relação entre instituições e para elevar o valor da investigação realizada». «É um prazer colaborar com a UBI e com o CIDESD e esta colaboração marcará, com toda a certeza, a investigação no âmbito do futsal em Portugal e em Espanha», acrescentou.