Investigadores partilham experiências sobre o “Desenvolvimento Desportivo de Praticantes a Longo Prazo”

Sob a chancela da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e da Escola de Judo Nuno Delgado, a conferência-debate “Desenvolvimento Desportivo de Praticantes a Longo Prazo – Etapas de Desenvolvimento” contou com a participação dos investigadores do CIDESD Daniel Marinho e Mário Costa.

“A preparação desportiva a longo prazo na natação” foi o primeiro tema a ser abordado. «A minha intervenção incidiu sobretudo na exploração do actual modelo proposto pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) para o desenvolvimento da carreira do nadador a longo prazo. Procurei explorar as ideias-chave da necessidade e vantagens do modelo e que princípios estiveram na sua génese. Foram ainda explorados, ponto a ponto, os principais factores com os quais o treinador deverá capacitar os seus nadadores para potenciar a longevidade na sua carreira, considerando a individualidade biológica como ponto fulcral no desenvolvimento», explicou o investigador Mário Costa.

No arranque da sessão da tarde, o presidente da Confederação dos Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, assumiu o cargo de moderador da mesa-redonda “Obstáculos e novas tendências dos modelos de preparação a longo prazo”, na qual participaram o vice-director do CIDESD Daniel Marinho, o actual seleccionador nacional de futsal, Jorge Braz, e Bruno Avelar, professor da Universidade Europeia e treinador de judo.

Este evento teve lugar a 11 de Julho, em Lisboa, e contou com a presença de cerca de 70 participantes, entre os quais atletas olímpicos de diversas gerações, técnicos de referência nacional, o chefe de divisão do Centro de Alto Rendimento do Jamor, o director desportivo do Comité Olímpico de Portugal e diversos presidentes de federações e associações desportivas.