Investigadores recebem galardão do IPS

Os investigadores Diogo Monteiro e Luís Cid arrecadaram o Prémio de I&D do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), um galardão que distingue os investigadores pela produção científica realizada durante o ano de 2018.

«Apesar de um prémio desta natureza representar a valorização do esforço que dedicamos à produção e divulgação do conhecimento científico na área das Ciências do Desporto, neste caso também representa o reconhecimento do trabalho que é realizado nas instituições às quais pertencemos – a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), e o centro de investigação que integramos (CIDESD)», afirma o investigador Luís Cid.

Esta distinção tem, ainda, uma importância acrescida, «uma vez que no presente ano, os critérios para a atribuição do prémio foram alterados, tornando-se mais exigentes do ponto de vista da qualidade da produção científica, apontando claramente qual o caminho a seguir pelas instituições de Ensino Superior». «Neste sentido, ficámos muito satisfeitos, pois essa tem sido a nossa orientação  em especial nos últimos anos», acrescenta.

O investigador Diogo Monteiro destaca ainda o contributo do trabalho colaborativo para os resultados obtidos: «tal facto é claramente evidenciado pelo número de coautores com os quais temos vindo a trabalhar em torno de uma temática, que nos tem projetado não só a nível nacional, mas também internacional, como uns dos grupos mais fortes em Portugal neste domínio específico de investigação: Motivacional Determinants in Sport, Exercise and Healthy Lifestyle».

A entrega decorreu durante a cerimónia comemorativa do 39º aniversário da instituição, a 6 de Junho.