Investigador lança Ebook sobre ensino do atletismo

“Atletismo na Escola: ensino por etapas” é o título do eBook publicado pelo investigador José Bragada, que contribuirá para optimizar o processo de ensino-aprendizagem da modalidade.

«É um documento de apoio para o professor de Educação Física e para o treinador de Atletismo, na medida em que estrutura o ensino por objectivos específicos, ilustrados com exercícios/jogos, princípios metodológicos e regras de segurança, a ter em conta nas corridas, nos saltos e nos lançamentos», refere.

Os conteúdos abordados na publicação são de «fácil aplicação» na planificação e na implementação de aulas de atletismo, quer em contexto escolar, quer na prática desportiva dos clubes.

«O ensino por etapas tem a vantagem de poder ser aplicado em diversos contextos, pois é independente da idade ou do ano de escolaridade. Os níveis de capacidades física e técnica das crianças e jovens são os factores determinantes e orientadores desta emergente metodologia», explica o autor.

Com prefácio do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Professor Jorge Vieira, “Atletismo na Escola: ensino por etapas” resulta do acumular de anos de experiência profissional de José Bragada como professor de Educação Física e da Unidade Curricular de Atletismo no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).